Translate

quarta-feira, 26 de março de 2014

MOMENTOS COM: ANDRÉIA BEHEREGARAY

 A ação de Eros

'Quando uma história termina a gente primeiro se sente perdida, por mais que sorria e dance, e então vem aquele período de roda viva em que a gente entra numa onda frenética olhando todo mundo que pinta como uma possibilidade de paixão, a gente fica louco para se apaixonar, sabe? Mas desconfio que mais para substituir a outra pessoa e diminuir a dor, do que pela paixão mesmo. E então vem o tempo, o cansaço, as desistências e a gente larga de mão, não quer mais saber. O tempo dobra, aquieta, nos faz mais humildes, mostra que não adianta sair por ai querendo substituir ou apagar nada, que não tem outro remédio ou anestesia para as dores de amor, a não ser ele, o próprio tempo. Eu desconfio que é nessa hora, justo nessa hora em que damos as costas para Eros que ele lança suas flechas sempre certeiras. Quando o outro chega sem avisar, sem mais nem porquê e vai se instalando de mansinho, despertando vontades, tomando conta do pensamento, crescendo assim, distraído dentro da gente. Eu desconfio que é sempre nessa hora, quando não procuramos mais, que Eros gosta de nos atingir deixando sempre a certeza de que cedo ou tarde, o amor nos alcança outra vez'. 

Andréa Beheregaray.



terça-feira, 25 de março de 2014

Tomada de Consciência

Andréa Beheregaray.

Nós gostaríamos que a vida fosse clara, limpa, controlável e objetiva, que através da lógica e  da razão obtivéssemos as respostas que buscamos, mas a verdade é que as coisas não são assim. Somos um emaranhado de emoções e desejos ambivalentes, conflitantes, os motivos que nos movem permanecem muitas vezes desconhecidos de nós mesmos, a consciência se empenha para entender os porquês. A consciência essa ilha frágil que se esforça para emergir das profundezas do inconsciente. É através desse empenho que chega através autoconhecimento, entre tropeços, erros e acertos, que aos poucos vamos tomando as rédeas de nossa própria vida. Sem a clareza sobre a fragilidade do Ego a vida nos levara de arrasto. Não existe Ego mais propenso ao colapso do que aquele que se julga soberano e no controle de suas ações e sentimentos. Não somos senhores em nossa própria casa, já nos disse Freud. É do reconhecimento de nossas fragilidades que provém nossa força. 

Fantasia emocional


Depois de uma certa idade quem desejar ter um relacionamento terá que lidar com a história individual de seu parceiro. Todos nós temos um passado, quem não puder lidar com isso, talvez opte por se relacionar com gente jovem, bem jovem, gente a quem a vida ainda não marcou onde a bagagem teoricamente é mais leve. Nada de errado nisso, mas ainda acredito que história de vida significa experiência e trocas emocionais muito ricas, além da cumplicidade e compreensão que vem da força de quem já viveu.
Querer alguém 'zerado' e sem problemas é a fantasia emocional de quem no fundo não quer se comprometer realmente e quer alguém apenas para satisfazer suas demandas narcísicas de satisfação, estado idílico de idiotia a dois. Se amar é andar de mãos dadas, também é abraçar a história de vida do outro, não para assumi-lá, mas para apoia-lá e admirar a trajetória do nosso parceiro.
Leve fica quando cada um assume a responsabilidade por sua história e caminha lado a lado com quem escolheu amar.

Andréa Beheregaray.





A Paixão

 A paixão alucina, transforma, altera, deturpa a realidade. Vicia, acelera, enche o corpo de energia e o coração de insensatez e coragem. Para realizar-se o desejo distorce os fatos, afeta a capacidade de raciocínio, emburrece o amante, inventa o amado. Passada a paixão, quantos de nós já nos surpreendemos atônitos pelas decisões que tomamos sob seu efeito? A paixão é alucinógena, altera a visão, minimizando defeitos e usando lentes de aumento para as qualidades. Reinventa a matemática, dois viram um, projetados, confundidos, simbióticos. É feitiço do reino de Dionísio que com seus desmembramentos nos faz perder a cabeça, ficarmos cegos de paixão, romper com a antiga ordem e lançar o alma no caos. A paixão incendeia, é fogo, combustível. Consome, devora, aguça os sentidos. Do Deus e sua fúria a paixão herdou o êxtase, o frenesi, a força do desejo para realizar-se a qualquer custo. Apaixonar-se é enlouquecer, é tirar os pés dos chão. Paixão é Ego sem leme ou direção, é phatos, patologia, prazer e desagregação. O apaixonado é um doente, doente de amor. Não existe erro ou delito sob a égide de uma grande paixão. 
Não poderá, por isso, julgar o apaixonado outra pessoa se não aquela que também tenha conhecido o poder e a força de uma paixão.

Andréa Beheregaray


Acertos e tropeços

Foram os erros que cometi que me tornaram mais tolerante com os erros que os outros cometeram comigo. Foram as dores que causei que me ensinaram a perdoar o sofrimento que me causaram. Porque quando não é deliberado e intencional eu acredito firmemente que está todo mundo tentando, do jeito que pode, apenas ser feliz! Entre tropeços e acertos os erros são necessários, são os erros que nos tornam mais humildes, é com eles que aprendemos a acertar e a desculpar. E a gente segue, tentando não errar tanto da próxima vez.

Andréa Beheregaray.


Insight

 'Insight é quando o coração entende o que a cabeça já sabia, é quando a cabeça compreende o que o coração intuía. É o click, é a peça que faltava, é ficha caindo, é tela pintada. É círculo que se fecha, véu que rasga, algemas que se rompem. Insight é fim, é começo, é sentar ao pé da estrada e ver o que jamais foi escondido, é lupa, visão, clareza, fio de relâmpago, luz inesperada, é choque é espanto sem hora marcada. É fim de ruídos, momento, mudança, escolha e possibilidade de por fim a lógica da reprodução. É dor e alívio de aterradora beleza, é o tempo, o momento, a mudança profunda, não planejada. Insight é a chave da verdadeira transformação.' 

Andréa Beheregaray.

Devaneio

Nós não éramos um casal, apesar de sermos. Tinha dias que eu acordava tão ele, que ele era eu. Ele salvava aqui dentro a utopia esquecida e essa vontade louca de querer acreditar. A ele o deleite do erotismo e da sedução inteligente que desliza. Intelectualidade intempestiva contornando instintos em ebulição. Palavra era língua, poesia argumento. No escuro era carne, desejo, ação. Não éramos um casal, apesar de sermos, se fossemos a minha a impressão é de que iríamos incendiar o mundo.
Andréa Beheregaray.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Inquietação

Estou sentindo o martírio de uma importuna sensualidade.De madrugada acordo cheia de frutos.Quem virá colher os frutos da minha vida?


Ah!!!meu amor!Não tenhas medo da  carência:ela é o nosso destino maior.


E eu tinha resolvido que ia dormir para poder sonhar,estava com saudades das novidades do sonho.

Clarice Lispector
In Água Viva


sábado, 22 de março de 2014

E como dói.



“É melhor eu não falar em felicidade ou infelicidade – provoca aquela saudade desmaiada e lilás, aquele perfume de violetas, as águas geladas da maré mansa em espumas pela areia. Eu não quero provocar porque dói”.

Clarice Lispector




terça-feira, 11 de março de 2014

Solidão

Clarice Lispector

"Que minha solidão me sirva de companhia.
Que eu tenha a coragem de me enfrentar.Que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir,como se estivesse plena de tudo."


   **********           ****************          *************

Sou companhia ,mas posso ser solidão
Tranquilidade e inconstância,pedra e coração.

Sou abraços,sorrisos,ânimo, bom humor,sarcasmo,preguiça e sono.Música alta e silêncio


    *********           ******************       *************


Minha força está na solidão. Não tenho medo nem das chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.


Agoras

A mensagem é clara: não sacrifique o dia de hoje pelo de 
amanhã. Se você se sente infeliz agora, tome alguma providência agora, pois só na sequência dos agoras é que você existe.

Cada um de nós, aliás, fazendo um exame de consciência, lembra-se pelo menos de vários agoras que foram perdidos e que não voltarão mais. Há momentos na vida que o arrependimento de não ter tido ou não ter sido ou não ter resolvido ou não ter aceito, há momentos na vida em que o arrependimento é profundo como uma dor profunda.

Clarice Lispector, crônicas - Jornal do Brasil (1968)

quarta-feira, 5 de março de 2014

Saudade

Creio mesmo,que "qualquer ilusão, exige espaço e tempo para ser experimentada.A realidade é divinamente indiferente."
Penso em você, olho a sua foto e me questiono.
Busco respostas que não chegam , analiso até onde é real tudo o que se vive.As lembranças ,ah essas são o resultado de um tempo bom.Elas chegam numa música,em palavras que marcaram de alguma forma, o encanto de um sonho inexprimível! E tudo isso somado, se transforma numa doce saudade,saudade de uma história, de horas de esperança de envolvências, de tudo que gerou felicidade vividas espiritualmente,que o tempo não concedeu o espaço para o conhecimento no plano físico.
A transitoriedade da vida nos leva a compreender,que momentos felizes, pessoas especiais devem ser eternizados na doce lembrança de uma saudade .

elien aderne

Momentos mágicos


Gosto de olhar as estrelas e encontrar-me com elas em 
momentos  de solidão.Fascina-me o tapete de pontos, que brilham intensamente, cobrindo o firmamento, em suas mais variadas formas.
Observar um céu  azul em noites de verão pontilhado de estrelas reluzentes, é para mim magia! É como se fora, um encontro místico que dá leveza a minha alma.
Apossa-se do meu ser uma saudade não sei do que ,mas uma saudade boa que me enternece, ao encontrar um olhar, um sorriso, uma presença  de pessoas muito queridas,que marcaram de  jeito especial, a minha vida,e assim nesses momentos tão meus, as lembranças invadem todo meu ser como se fora um filme.
elen aderne

Ser sonhador

elen aderne

Os sonhadores fazem o mundo mudar.

Continuemos a caminhar na estrada dos sonhos que, apesar 


de ser árdua,vale a pena percorrer, para alcançar os 

objetivos, nascendo todos os dias e dando luz aos sonhos 

mais secretos.


terça-feira, 4 de março de 2014

Inquietação

"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer 


entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender 

pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa 

quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é 

um dom. Não entender, mas não como um simples de 

espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma 

benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um 

desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez 

em quando vem a inquietação: quero entender um pouco.

Não demais: mas pelo menos entender que não entendo."

Clarice Lispector 

Infinidade.

Minha vida está na minha história,nos momentos vividos nas 

minhas atitudes.Sou a somatória das pessoas que passaram 

por ela,algumas de forma encantadora,outras sem deixar 

nada que deva internalizar.

Cada dia me renovo, me apaixono, me entrego. E nesta 

infinidade de relações ,paixões ,sentimentos, sonhos e 

emoções me renovo, a cada amanhecer ,com a  certeza única 

e incontestável que devo viver intensamente sem deixar para 

depois, o perdão a ser pedido ou a ser dado, os sonhos que

fervilham nos momentos de frustração, diante da impotência 
  
de realizá-los.

elen aderne



Aquecendo a emoção


Falei várias línguas, contemplei vários rostos, mas

 não me achava.

Um dia cruzando as esquinas e descendo as 

escadarias da vida,esbarrei em você e naquele 

momento desejei estar consigo até o meu fim.

Fiquei convicta em ser digna de mais uma chance,

uma chance para descobrir e poder me sentir em

 você...

Hoje o sol aquece meu corpo,ilumina minhas 

esperanças e ideias,assim como você ilumina o meu

 rosto com o brilho da felicidade...

Venha! Aqueça-se na minha emoção, sinta o calor 

de meus sonhos.

Viver é acreditar que, as impossibilidades,podem se

 torna possibilidades.

É acreditar que poucos sobrevivem para amar.

E que muitos vivem para disseminar a ilusão.


Enfim,amar é fantasiar, viver e sonhar.

Mesquitas

Uma das mais lindas Mesquitas do mundo!

A Mesquita Azul construída no século XVII.

Istambul - Turquia


Antiga Constantinopla


A mais linda  e maior Cidade da Turquia:Istambul.

Aqui o Ocidente encontra o Oriente.


Ser plena

"Que a minha solidão me sirva de companhia.

Que eu tenha a coragem de me enfrentar.

Que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me 

sentir como se estivesse plena de tudo."

Clarice Lipector

Sou assim


Olhe, tenho uma alma muito prolixa e uso poucas palavras. 


Sou irritável e firo facilmente. 


Também sou muito calma e perdoo logo. 

Não esqueço nunca. 


Mas há poucas coisas de que eu me lembre.

Clarice Lispector



Minha alma

 "Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita.

 Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma 

saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma 

ausência. E a lágrima que não se chorou.. 

Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros."

Clarice Lispector



segunda-feira, 3 de março de 2014

Momentos Musicais

Vivo intensamente momentos musicais.

A música é,foi e sempre será um bálsamo para a minha alma!

Sou eclética e gosto da boa música em seus mais variados gêneros!

Música para mim não tem idade,especialmente se ela é bem feita e fala forte ao coração. 

Sempre tive uma ligação profunda e ela sempre me acompanha em todos os momentos de minha vida. 

Tenho trilha sonora para todas as minhas experiências de vida.